:: o que fazer com naperons ::

Os naperons estão na lista das coisas mais delicadas desse mundo. Essas mandalas de linha são o resultado de mãos habilidosas de senhorinhas e senhoritas que ainda mantém vivo esse trabalho tão engenhoso. Não sei muito de naperons, adoraria poder contar sobre a história deles, os pontos de crochê mais usados,  o método de confecção. E não achei grandes coisas sobre o assunto, mas gostei demais do texto que encontrei em um blog chamado Quionga, de um alguém, que define os naperons “para usos diversos, em cores e formas e piruetas distintas, panos do pó disfarçados“, assim:

O naperon é a fofoca dos anos 50 e 60 e 70, quando a Hola não aterrava nos consultórios nacionais e nos viamos reduzidos à Crónica Feminina em sépia e formato de bolso. A toque de naperon se fez e desfez muita vida. Falassem estas linhas nº 3 da Ancora ou do Coração e muita familia cairia por terra com os pergaminhos quebrados“.

Naperons… nada pode ser mais português. Só mesmo o cão de loiça ou a terrina do bordalo em forma de couve flor ou repolho. Mas em conjunto são o quê de uma nação. Viva o naperon!”

Dito isso, sugiro aqui algumas boas ideias para aplicar naperons na decoração:

Esta  ideia a titia Martha Stewart ensina a fazer. Na verdade, são naperons engomados, presos por fios. Mas quando bati o olho na foto a primeira vez, pensei que estavam costurados em uma cortina de voal – e acho que até gosto mais como imaginei. Tem coisa mais delicada?

Almofadas com aplicações. Esta ideia é do Beach Vintage. No link tem o modo de fazer, fácil, fácil. Eu vou tentar encarar minha máquina de costura e repetir.

Este trabalho aqui é da designer de interiores portuguesa Andreia, quem assina o blog Portuguese Vintage. Acredito que aceite encomendas.

Este é da australiana Gratel, do blog a little red ribbon. Ela ensina como fazer estes pacotinhos para embalar presente. Mas o pacote já é um super presente!

 

Estas eu adoro. São lindas Crocheted Stones, que eu encontrei no Sew Click Create.  Trabalho da Chara Michele. No link tem o modo de fazer.

Estas são de uma moça russa chamada Beata Jezek, designer têxtil de mão cheia, que hoje vive na Irlanda. Prometo posts futuros com outros trabalhos dela.

Esta luminária bem bacana eu vi no Apartment Therapy. Quando está acesa, a sombra na parede, dos desenhos dos doilies (naperons, em inglês) é incrível.

Este é um achado de um  álbum chamado Made by Me, do flickr de uma pessoa que assina como Kootoyoo. Como não tenho mais informações, sugiro um modo de fazer: potes de mantimentos de vidro com tampa de aço inox escovado + um pequeno jogo de led à bateria + naperons colados ou presos com linha. Voilà.

Este também veio do Apartment Therapy. A ideia é tão boa! Imagina esse sofá num piso mais bonitinho e com almofadas lisas, seria perfeito!

Este deixei por último porque achei um arraso, um desbunde. Olha como o sofá contemporâneo, de linhas retas, combina bem com essa ‘manta’ maravilhosa de naperons tingidos de vermelhão. Trabalho da holandeja Marian Duijvestijn.

About these ads

3 Respostas para “:: o que fazer com naperons ::

  1. Não existe uma tradução de napperon em português ?
    Nos tiramos um P e pronto ?
    Até vi quem chamasse de naperão em Portugal !

    • Letícia de Almeida Alves

      Acredito que não. Tem quem chame de doile, que é uma maneira aportuguesada de ‘doily’, em inglês. Um produtor da revista, que tem caixas de naperons em casa também não achou nada e nem sabia que se chamavam naperons…Ele prefere dizer assim: “toalhinhas de crochê” ;-)

  2. Pingback: O que fazer com…naperons – parte II | Tule de Ló

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s